top of page
terapia online otima.jpg

 

 

 

Você vai precisar de uma boa conexão com a internet e de um lugar reservado e confortável

PSICANÁLISE ONLINE PARA ADULTOS

O POTENCIAL TRANSFORMADOR DA PSICANÁLISE

Uma análise pode proporcionar um grande alívio do sofrimento, reduzindo sintomas, inibições e angústias. Cada um poderá deixar de sofrer tanto, ao conhecer seu próprio inconsciente e, portanto, deixando de repetir situações que sempre levam ao mesmo lugar. Trata-se de uma escuta muito particular, na qual se prioriza a singularidade de cada sujeito que, ao conhecer seu próprio inconsciente, pode apoderar-se de conteúdos que lhe são desconhecidos, levando-o a conhecer a sua verdadeira estória e, com isso, permitindo-lhe uma mudança de posição diante da vida, levando-o a ser o personagem que ele de fato é.

A ÉTICA DA CONVERSA E A ETIQUETA DA CONVERSA

Na etiqueta da conversa, o outro que nos "ouve", recorta tudo o que não é de seu interesse imediato e que pode "complicar as coisas",  respondendo com conteúdos que se referem, muitas vezes, a ele próprio. Na ética da conversa, nada é recortado e nada escapa à escuta do analista. Trata-se de uma escuta em que o que importa está somente na singularidade do discurso daquele que fala. Ele e somente ele está em questão.

O analista é aquele que nunca responde: "Ah!, eu não" ou então, "Ah!, eu também"

 
Aqui, precisamente, é onde reside o valor de testemunho do que o psicanalista representa. Se a descoberta de Freud faz algum sentido, só pode ser um. Quando o homem esquece que é porta voz da fala, ele já não fala. É efetivamente o que acontece: a maioria das pessoas não fala, elas repetem, não é exatamente a mesma coisa. Quando o homem já não fala, ele é falado.                                                                                                                     
"O Mito Individual do Neurótico" (Jacques Lacan)

UM PATO FEIO

cisne 1.webp

Mas foi no voo que se explicou aquele braço curto e desajeitado: era asa.

E o olho um pouco estúpido, aquele olhar estúpido, dava certo nas alturas. Andava mal, mas voava. Voava tão bem que arriscava a vida, o que era um luxo. Andava ridículo, cuidadoso.

No chão, ele era um paciente. 

(Clarice Lispector)


Maria Argentina Húmia Dórrio
Psicanalista Lacaniana 
Escola Brasileira de Psicanálise
Associação Mundial de Psicanálise

 

Psicanálise Online Internacional

margenth@hotmail.com

55 41 99907-6199

Rua Bruno Filgueira 1901/404

Curitiba - Paraná

clique aqui e entre em contato pelo
bottom of page